Muitos anos de vida! – Biblioteca de Pardinho faz mais um aniversário encantando leitores e somando conquistas

Você sabia que a Biblioteca que fica no Max não é uma, mas a junção de duas importantes  bibliotecas? Para entender melhor como isso aconteceu, é importante compreender quem são essas duas instituições e de onde elas surgiram.

No dia 22 de setembro de 1970 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal de Pardinho e  40 anos depois, em 2010, chegou à cidade a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso “Emanuel Sartori da Rocha”, instalada no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade.  

Em 2018 as instituições se tornaram uma só, carregando consigo o nome (e o aniversário da primeira) e as obras de ambas e a alegria de toda uma comunidade contemplada pela magia da literatura. Dessa feliz união ela recebeu o nome de Biblioteca de Pardinho, que tem  como missão proporcionar informação, cultura e lazer à comunidade através de atividades culturais, lúdicas e de incentivo à leitura, buscando incansavelmente desenvolver seu papel social junto à comunidade

Desde esse mesmo ano, a nova Biblioteca de Pardinho iniciou seus planos de se tornar uma Biblioteca Viva, focando seus trabalhos nas pessoas, oferecendo não só literatura atualizada e diversa, mas um ambiente alegre e confortável, promovendo programas e projetos de incentivo à leitura, ações culturais como  hora do conto, mediação de leitura, teatro infantil, exposições, mostra de livros, encontro com escritores, visitas monitoradas, oficinas artísticas, cursos de formação de contadores de história e muitas outras atividades.

Para que isso fosse possível, todo o  espaço foi dinamizado e o movimento da biblioteca ampliado, assim como seu horário de funcionamento.  O resultado veio: em 2019 ela recebeu 6.410 visitantes e realizou 1.985 empréstimos.  

No mês de setembro de 2021 a Biblioteca Pública Municipal de Pardinho completa 51 anos de existência e a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso faz 11 anos. 

Apesar do momento crítico, as conquistas precisam ser celebradas

A participação da biblioteca na comunidade está cada vez mais ativa e trazendo novos leitores de todas as idades. Todo esse envolvimento é resultado de uma série de ações e atividades promovidas como contações de história, oficinas, leituras, grupos de estudos e o estreitamento de relações com os membros da biblioteca.

Confira alguns dos destaques de conquistas e participações dos últimos anos:

  • Em 2019,  foi contemplada com o Edital PROAC Municípios que possibilitou melhorias no ambiente, remodelação dos móveis,  compra de livros e brinquedos 
  • Em 2020,  uma ampla programação cultural virtual foi divulgada nas redes sociais do Centro Max Feffer: a frequência foi de 1.218 pessoas na biblioteca e 3.809 acessaram a programação online, efetuados 861 empréstimos. Uma grande vitória apesar da triste situação do país e do mundo;
  • Participação no Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias com apresentação de pôsteres sobre a Biblioteca de Pardinho nos anos de 2019,2020 e 2021.
  • Selecionada para receber o programa Viagem Literária com  a participação de  autores, contadores de histórias e oficina de poesia (2019, 2020, e 2021);
  • Em busca atualizações e conexões valiosas, Rosane Fagotti, gestora da Biblioteca de Pardinho, representou a instituição em diversos eventos do setor bibliotecário e de leitura;
  • Em 2021, a biblioteca foi uma das selecionadas para receber 100 livros do Edital de Modernização de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas – o SisEB.

Programação especial de Aniversário 

No dia 22 de setembro haverá uma Contação de História, totalmente online, com Manoela Pamplona. Já no dia 23, um novo membro da equipe da Biblioteca de Pardinho será revelado.

Acompanhe a agenda em tempo real

Para saber mais sobre as atividades e ações, online e presencial, da Biblioteca, acompanhe as redes sociais do Centro Max Feffer. Por lá você também confere contação de histórias, dicas de literatura e conhece o Leitor do Mês! Siga a gente no Instagram e no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

X