Manhã Violeira com Osni Ribeiro

Manhã Violeira é um encontro marcado com a Cultura e a Música Caipira. Com apresentação de Osni Ribeiro, é uma viagem sobre o universo da viola, das modas, da prosa, do ponteio, da poesia!  Muita música, “causos”, manifestações culturais populares, fotografias e conversas com amigos.
Série multimídia em 4 episódios:
Episódio 1: Como convidados, o mestre violeiro Ivan Vilela e o compositor paranaense Bernardo Pellegrini.

Episódio 2: Como convidados, Zé Terra, violeiro e apresentador do programa Viola de Papo e o cantador Cláudio Lacerda.

Episódio 3: vamos apresentar o primeiro Gibi (história em quadrinhos) baseado em modas de viola, histórias de Tonico e Tinoco e uma homenagem à dupla e também ao Serrinha. E ainda poesia e música com os 3 na Roça e os violeiros desenhistas Yuri Garfunkel e Mathias Zae.

Episódio 4: Como convidados, o documentarista Mario de Almeida que tem um trabalho focado no registro das culturas tradicionais, viola e música caipira. Participação especial dos violeiros Bob Vieira e Arnaldo Freitas.

Episódio 5: Para esta manhã de domingo Osni Ribeiro preparou um encontro do “Manhã Violeira” em formato de prosa, ponteio e poesia e com trechos dos programas anteriores, não fiquei de fora.

Episódio 6: Como convidados Sebastião Torrente, Ivan Vilela, Bob Vieira, Yuri Garfunkel, Hamilton Viana, Fabius, Carlos Lima, Oneir Caçador, Luiz Viola, Lívia e Laura e Victor Batista.

Episódio 7: Como convidados o multiartista Fernando Vasques e o violeiro mineiro Rubens Brito.

Episódio 8: Como convidados especiais o violeiro e engenheiro florestal Cecéu, da cidade de Jaú (SP) e os irmãos, Adilson e Alcioni, da cidade de Cândido Mota (PR), que carregam a bandeira da música ecológica junto com a viola!MOSTRAR MENOS

Episódio 9: Uma edição exclusiva com mulheres convidadas. Folclore, cultura popular, música caipira, produção, moda de viola, folk, circo e muitos outros assuntos, mostrando que além de boas de viola, as mulheres continuam boas de prosa!! Ruth Rubbo, Katya Teixeira, Fabiola Beni, Amanda Ricoldi e Karoline Violeira.

Episódio 10: No último episódio da temporada vamos encontrar a viola e a cultura caipira em outras paragens. Recebendo o Trio Gato com Fome, vamos conhecer os sambas de um caipira – Raul Torres – compositor da primeira linha de nossa música e ainda assuntar um pouquinho sobre o samba caipira, o samba de bumbo, o samba rural e os batuques. Pra completar o violeiro Fábio Porte conta um pouco de suas influências e de seus projetos aproximando a viola, signo do caipirismo, com as rodas de choro.

X