setembro, 2022

14set14:0017:00

Detalhes do Evento

No dia 14/09 às 14h acontecerá o Encontro: “Troca de saberes com ervas medicinais” com Luciana Lago e Fernanda Ribeiro. Destinado a melhor idade, o encontro acontecerá na Biblioteca Comunitária do bairro Campos Eliseos.

Nesse encontro, os (as) participantes terão a oportunidade de repensar coletivamente a relação que temos com as plantas medicinais e seus diversos usos tradicionais ao longo da história, onde será discutido experiências cotidianas, práticas de cuidados e conhecimentos tradicionais. 

Com dinâmicas, sensibilização corporal, confecção de um bastão de ervas e degustação de alimentos, esse encontro será um momento de troca de saberes, como forma de aprendizado e reconhecimento passados de geração em geração do poder das plantas medicinais na história pessoal de cada participante. Além disso, reforçará o vínculo e solidariedade, o desenvolvimento e a participação em ações de saúde, bem como o empoderamento/autocuidado em relação à prática, promovendo qualidade de vida e bem-estar. 

Ah, lembrando que de 01 a 17/09 terá uma Mostra de Livros sobre alimentação saudável e  naturopatia na Biblioteca de Pardinho, aqui no Max.

Vai ser demais!

As ministrantes do encontro, Luciana e Fernanda, são criadoras da SEYVA – Alquimia caseira (@seyva.alquimiacaseira), onde produzem e comercializam produtos naturais feitos com plantas medicinais. 

Luciana Lago: Doula, educadora perinatal e naturopata: Em 2011, após ter gestado e parido naturalmente minha primeira filha, vivenciei na pele a passagem por essas fases. Assim me iniciei no movimento de humanização do parto no Brasil. Em 2014, já engajada, pari naturalmente minha segunda filha. A partir deste momento comecei a me especializar no tema e a acompanhar partos como doula, oferecendo apoio e preparo físico e emocional para mulheres durante a gestação, parto, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. Ao longo do caminho me tornei educadora perinatal, o que me habilita a dar cursos e oficinas voltados a todas essas fases. Compartilho meus conhecimentos na área da saúde da mulher em suas diversas fases e pude pôr em prática todos os conhecimentos que recebi ao longo do caminho, tanto em forma de atendimentos particulares quanto em parcerias com órgãos públicos atuando diretamente na vulnerabilidade social. Recentemente, após 3 anos, me formei como naturopata onde fortaleci ainda mais meus conhecimentos das terapias naturais que já trilhava. Minha trajetória profissional foca nos cuidados naturais a partir de terapias complementares e integrativas, seja através do atendimento terapêutico ou em formato de curso e vivências.

Fernanda Ribeiro: Profissional multidisciplinar com formação acadêmica em Pedagogia – Universidade Anhembi Morumbi. Técnica Florestal e Agente em Planejamento e Administração de Projetos Florestais – Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza. Especialização em economia solidária e gestão de cooperativas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares  – UNICAMP.  Especialização em Plantas Medicinais e produção orgânica  pela – UNESP/Botucatu. Formação estendida em Fitoterapia com base em conhecimentos populares e locais  –  Fiocruz. Formação de Agente de Metodologias Participativas e Extensão Rural – Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil. Especialização em Manejo de Áreas Silvestres UNESP/Botucatu. 

Atuou no terceiro setor durante 10 anos como extensionista Rural com base na transição agroecológica de áreas rurais e urbanas como assentamentos, comunidades tradicionais, bairros periurbanos, comunidades indígenas abordando o resgate dos conhecimentos tradicionais, dinâmicas participativas, cultura popular, produção de hortas medicinais, agrofloresta, entre outras atividades de empoderamento do cidadão. Trabalhou durante 7 anos como Monitora Ambiental de Unidades de Conservação na Fundação Florestal – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Na área de bem estar e saúde atua com atendimentos como Terapeuta Naturopata, Massoterapeuta, Reikiana Master, Radiestesista, Cromoterapeuta, Auriculoterapeuta no Empreendimento próprio Canto da Cabocla, eventos de saúde, cursos sobre terapias alternativas, produção de cosméticos naturais e produtos orgânicos a 15 anos.

Realização Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o ProAC. Copatrocínio Laticínios Gege. Produção Instituto Jatobás e Centro Max Feffer com apoio da Prefeitura de Pardinho. 

Mais

Hora

(Quarta-feira) 14:00 - 17:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

X