setembro, 2022

16setDia Inteiro

Detalhes do Evento

No dia 16/09, a Biblioteca de Pardinho, junto ao GARAGE – Espaço de Cultura (@garagespacodecultura) e VERD+ (@verd.emais), promoverá o Evento Literário Primavera Parda. Este evento acontece no ano de comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, importante movimento intelectual artístico que reivindicava uma arte genuinamente brasileira e menos europeizada. O intuito do Primavera Parda é celebrar a literatura nacional, evidenciando escritores modernistas, além de contemporâneos e regionais. 

O nome Primavera Parda faz referência à cidade de Pardinho e ao pardo, raiz indígena na construção da identidade nacional, trazendo esse momento de renascimento com a Primavera e de um Brasil florido de poetas, escritores e artistas que ajudam a compor uma literatura nacional.

Será um dia inteiro repleto de atividades, participe!

Público-alvo:

Estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. 

Faixa etária: Entre 12 e 18 anos.

PROGRAMAÇÃO:

  • “Palavra Viva” – Oficina de escrita artística com Felipe Barros (Das 9h a 12h)

Nesta oficina, o poeta e bioartista Felipe Barros Arruda irá usar sua relação com a poesia e a natureza como abordagem para uma escrita literária artística e ambiental. Os participantes serão inspirados e estimulados a conhecer, ler e desenvolver escritos autorais e de autores importantes para a literatura local e nacional. Ao final, serão convidados a atuarem ativamente em uma ação coletiva e ecológica a partir da obra BIO, uma palavra viva escrita e plantada com elementos naturais na paisagem natural do Centro Max Feffer.  A oficina tem como objetivo desenvolver nos participantes uma relação de criação e afeto pela literatura, enxergando possibilidades de escritas criativas através de uma linguagem artística unida à educação ambiental.

Classificação etária: a partir de 12 anos 

  • GARAGE Literária (14h às 15h)

Roda de conversa conduzida pela equipe do GARAGE – Espaço de Cultura e entrevista ao poeta e bioartista Felipe Barros. Um papo bem descontraído e gostoso sobre literatura, leitura e escrita. Com Vanessa Petroncari e PV Previatto.

Classificação etária: livre

  • Performance com Felipe Barros – Verd+ (15h às 15h30)

Classificação etária: livre

  • Sarau (15h30 às 16h30)

Sarau para leitura e apresentação dos materiais produzidos na oficina “Palavra Viva” e palco aberto a todos que queiram ler e apresentar poemas e outras formas de expressão artística. 

Classificação etária: livre

  • Intervalo – Deixa a poesia te escolher (16h30 às 17h)

Instalações poético-literárias pelo espaço disponíveis para a leitura do público.

  • Contação de histórias com Bea Lopes (17h – 17h30) 

Histórias de Tia Nastácia – Monteiro Lobato

As histórias precisam ser contadas e sempre quem conta cria, inventa, adiciona ou tira.

O contador de histórias tem a missão de reavivar a magia e o encantamento. 

Ele nos lembra que no mundo da leitura tudo pode ser um lindo faz de conta, e quem então, melhor que a Tia Nastácia para desfiar as histórias e aguçar nossa imaginação?

  • Encerramento: Show musical Alcatrão com Nat Martins (17h30 às 18h30)

Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

X