Seminário Internacional Biblioteca Viva terá a participação da Biblioteca de Pardinho

De 02 a 06 de agosto de 2021 acontece a 12ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva e a Biblioteca de Pardinho está entre os 21 projetos selecionados para compor a programação do evento.

O seminário, considerado um dos maiores eventos do tema na América Latina, reúne profissionais e especialistas do setor de todo o mundo e é promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – o SisEB junto à parceiros. 

Este ano o tema central da discussão será “Bibliotecas para todos nós, para hoje e para o futuro” e trará um olhar sobre a atuação das bibliotecas durante a crise do COVID-19.

Para participar do processo de seleção da programação, Rosane Fagotti, gestora da Biblioteca de Pardinho, enviou um relato sobre os desafios envolvidos na adaptação de atividades presenciais para o digital. 

Não parar foi essencial 

“Mesmo com o isolamento, não paramos com a biblioteca. Buscamos ferramentas e mecanismos que contemplassem os leitores e as ações foram um sucesso“, conta a gestora. 

Em abril de 2020, a biblioteca começou a oferecer uma ampla programação cultural virtual. Contações de histórias, oficinas de artes, poesia e escrita criativa, curso de formação de contadores de histórias e literatura do vestibular. Em sua reabertura parcial em outubro, foram implementados o serviço de drive-thru e a premiação de Leitor do Mês.

Apesar da situação inesperada, a biblioteca obteve resultados positivos e surpreendentes. Foram 1.218 pessoas passando pela biblioteca, 861 empréstimos feitos e quase 4 mil visualizações na programação online.

Fagotti comenta com alegria a seleção do trabalho da biblioteca e a importância de participar. “O objetivo do evento é trocar experiências, compartilhar saberes e fortalecer o setor. Todos os anos participo e percebo o quão importante o encontro é para o crescimento nosso crescimento.”  

A participação da Biblioteca da Pardinho está programada para o dia 06 de agosto, às 11h, no painel “Sessão de Pôsteres”. A atividade é aberta ao público e será transmitida pelo canal do YouTube do SISEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

X